Aos meus
Queridos Alunos
e suas famílias
Existem festas por imensas razões.
Por tudo e mais alguma coisa.
Porque é o nosso aniversário. Porque o João Ratão e a Carochinha se casaram. Porque alguém morreu num determinado dia. Porque a liberdade ou um qualquer situação ou acontecimento despoletaram em certa data.
Mas não existe festa mais importante que o Natal.
Não pelo que se celebra - o nascimento de Jesus Cristo - que, sem dúvida para milhões de pessoas é importante.
E, antes da sua chegada à Terra, pelo assinalar de mais um ciclo de vida que se inicia todos os anos com a chegada do Inverno.
Não!
O Natal é importante pelo que se vive. Pela festa da família reunida que, por vezes, é até uma família alargada que cede também espaço aos amigos mais próximos.
Trocam-se presentes em sinal de amizade e bem querer, presentes que todos gostamos de receber, em especial se formos crianças.
Contudo, aquilo que nos fica e que recordaremos sempre toda a vida e todos os anos nos faz querer que seja Natal outra vez é o calor do convívio humano, das palavras de carinho, dos abraços, da partilha da mesa com aqueles de quem mais gostamos.
Nem sempre pode ser assim. Contudo, e se tantas e tantas vezes nos esquecemos desses a quem amamos e que nos são próximos ao longo de todo um ano - tanto tempo, tanto tempo! 365 dias... - nesse dia não conseguimos nunca esquecer-mo-nos deles. Ainda que não estejamos na sua presença.
Aproveito, assim, para vos desejar um
Feliz Natal e Bom Ano 2010
cheio de saúde, sucesso e coisas boas para todos vocês.